Administração

III – OBJETIVOS DO CURSO

A área de gestão caracteriza-se como atividade-meio e está presente em todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atividade. Assim, o curso Técnico em Administração tem o objetivo de desenvolver o conhecimento das múltiplas formas de organizações e do seu ambiente interno e externo.

O aluno cursista em Administração de Empresas tem à sua disposição uma maior oferta de empregos, pois as atividades de gestão estão direcionadas à oferta de apoio administrativo e logístico a todas as atividades produtivas, independente do setor econômico no qual elas se desenvolvam. Desta forma, é possível a identificação da necessidade do planejamento organizacional às atividades industriais, comerciais, prestação de serviços e inclusive atividades ligadas à agropecuária ou extrativismo.

O discente deverá estar qualificado a ter uma visão ampla do funcionamento das organizações, sob o aspecto estrutural, mercado explorado e perspectiva a curto, médio e longo prazo, além de acompanhar as alterações do mundo globalizado.

 

 

HORÁRIO: Noite (18h 45min às 22h 45min)

  

DURAÇÃO:    3 Semestres

  

 

COMPONENTES CURRICULARES

Módulo: Gestão

Módulo: Administração Geral

Módulo: Produção e Qualidade

Direito e Cidadania

Teoria Geral da Administração

Logística Empresarial

Economia

Contabilidade Geral

Gestão de Processos e Produção

Empreendedorismo e Gestão Estratégica      

Administração de Recursos Humanos        

Gestão da Qualidade

Estatística

Administração Orçamentária

Ferramentas da Qualidade

Matemática Financeira

Administração de Marketing

Planej. Estratégico e Auditorias da Qualidade

Organização e Gestão Empresarial

Gestão Ambiental

Redação Empresarial

Rel. Humanas e Ética Profissional

  

 

V - PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Técnico em Administração deverá estar qualificado a ter uma visão ampla do funcionamento das organizações, sob o aspecto cultural, mercado explorado e perspectiva a curto, médio e longo prazo, além de acompanhar as alterações do mundo globalizado.

As empresas buscam profissionais que além de apresentar a competência necessária em qualquer atividade a ser desenvolvida, tenha criatividade e comprometimento principalmente no cumprimento de metas que são estabelecidas pela empresa. A forte competitividade existente no meio empresarial, induz o empresário à capacitação, manutenção e aperfeiçoamento constantes de seus recursos humanos.

É fundamental que o profissional tenha visão de futuro e saiba planejar, pois no atual quadro econômico do país não se vislumbra uma economia que permita antigos hábitos, como o lucro por aplicações financeiras.

Para um desempenho eficiente, o técnico deverá, além de ter o domínio da norma culta da Língua Portuguesa, do uso da linguagem matemática, de saber relacionar diferentes informações disponibilizadas, saber selecionar, organizar e interpretar dados e informações diversas deverá ter adquirido as seguintes competências:

  • Conhecer direitos básicos do cidadão e aplicá-los;
  • Conhecer e aplicar o código de ética profissional;
  • Conhecer diferentes tipos de estruturas organizacionais, modelos de gestão, objetivos e políticas de relacionamentos com o ambiente externo;
  • Estabelecer metas de desenvolvimento organizacional e adotar as medidas necessárias visando o seu cumprimento;
  • Analisar e interpretar relatórios, pareceres e dados estatísticos;
  • Auxiliar no planejamento de processos de reorganização de setores ou estruturas empresariais;
  • Auxiliar no planejamento e organização além de dirigir e controlar processos e projetos administrativos;
  • Interpretar e adequar-se às mudanças, utilizar diferentes instrumentos para tomada de decisões.