Contabilidade

III – OBJETIVOS DO CURSO

A área de gestão caracteriza-se como atividade-meio e está presente em todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atividade. Assim, o curso de gestão básico tem o objetivo de fornecer uma visão das múltiplas formas de organizações e do seu ambiente interno e externo.

O egresso no curso deverá, ao final do módulo, ter ampliado seu desempenho pessoal e profissional garantindo a sua empregabilidade e maior oportunidade de carreira no interior de uma mesma organização.

O curso está vinculado à área de gestão que se caracteriza pelo planejamento, operação, controle e avaliação dos processos de registros contábeis diversos, pertinentes à administração de recursos humanos, recursos materiais, patrimônio, orçamentos, produção, tributos, finanças e à contabilidade em geral.

O futuro profissional de contabilidade deverá adquirir conhecimentos dos processos contábeis, bem como sua utilização no exercício de suas atribuições, consolidando todas as informações disponíveis. Conhecer a natureza das operações que interligam os vários departamentos da empresa. Elaborar relatórios para as tomadas de decisões dentro da empresa, também servindo para a avaliação dos investidores. Capacidade de emitir pareceres sobre a situação econômico-financeira da empresa.

Adquirir conhecimentos das operações com mercadorias, os métodos de controle de estoques e o fechamento das contas para apuração do resultado do exercício.

Determinação e apuração dos custos: diretos e indiretos, mão-de-obra (direta e indireta), custo indireto de fabricação e elaboração de mapas de custos.

 

 

HORÁRIO: Noite (18h 45min às 22h 45min)

 

 

DURAÇÃO:    2 Semestres

 

 

COMPONENTES CURRICULARES

  

Módulo: Gestão

Módulo: Contabilidade

Direito e Cidadania

Contabilidade Geral

Economia

Contabilidade de Custos

Empreendedorismo e Gestão Estratégica               

Estrutura e Análise de Balanço                   

Estatística

Práticas Contábeis

Matemática Financeira

Legislação Tributária

Organização e Gestão Empresarial

Planejamento Tributário

Redação Empresarial

Rel. Humanas e Ética Profissional

  

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Colégio Brasília de Diadema se atenta, que os técnicos em Contabilidade, deverão se preparar, para atuar em um cenário globalizado e exigente como o atual mercado em que vivemos.

Devem pautar seu desenvolvimento profissional baseado em quatro pontos fundamentais: competência, criatividade, comprometimento e eficiência.

O curso de Contabilidade, já há algum tempo, vem tendo por parte do

Conselho Federal de Contabilidade um acompanhamento mais próximo, quando se trata da formação de novos profissionais.

Assim, a partir de 1999, foi promovido o primeiro exame de avaliação dos futuros contabilistas, buscando permitir que os melhores profissionais tenham acesso ao registro no CRC-SP.

Não há dúvidas de que procedimentos dessa natureza trazem para a escola técnica uma maior responsabilidade na formação de seus alunos, além do que a exigência de fornecer instrumentos necessários, para que se adquira as competências imprescindíveis ao adequado desenvolvimento profissional

A formação de um profissional criativo e competente é o primeiro passo para atender as necessidades do mercado de trabalho. O ciclo de formação do bom profissional ocorre quando, acrescida às duas primeiras características, temos um profissional eficiente, comprometido com o desenvolvimento das atividades a ele propostas e com visão de futuro.

Para um desempenho eficiente o técnico em contabilidade além de ter o domínio da norma culta da língua portuguesa e o uso da linguagem matemática, de saber relacionar diferentes informações disponibilizadas, saber selecionar, organizar e interpretar dados e informações deverá ter como perfil profissional de conclusão as seguintes competências:

  • Identificar modelos de gestão, organização e rotinas administrativas;
  • Representar graficamente as tendências e riscos do mercado;
  • Monitorar e avaliar a variação patrimonial e financeira da empresa ou instituição, através da quantidade, classificação e registros de dados, permitindo ao usuário uma base segura para decisões;
  • Identificar as estruturas orçamentárias das organizações e seu relacionamento com processos de gestão específicos para conhecimento de custos em geral;
  • Conhecer o código de ética profissional aplicando-o;
  • Conhecer direitos básicos do cidadão aplicando-os;
  • Reconhecer os diferentes tipos de empresas segundo a atividade econômica que exercem e a forma jurídica de que se revestem;
  • Conhecer as normas legais a que se submetem as empresas para se constituírem como tal;
  • Identificar empresas privadas, públicas e mistas;
  • Distinguir, segundo suas características, a micro empresa de pequeno porte;
  • Analisar as contas do balanço, por meio de sistemas manuais ou informatizados;
  • Elaborar partidas contábeis de conformidade com a natureza da operação e classificar os documentos da origem da operação de acordo com o balanço patrimonial;
  • Estabelecer critérios organizacionais e facilitadores para levantamento;
  • Analisar relatórios referente aos custos, nominais e reais bem como elaborar relatórios financeiros e gerenciais de ativos e passivos a curto, médio e longo prazo;
  • Conhecer o sistema Integrado do pagamento de Impostos e Contribuição ( Simples );
  • Identificar as condições que impedem a Pessoa Jurídica de optar pelo simples ;
  • Conhecer noções básicas de Escrita Fiscal e escrituração dos livros de registros de Entrada e Saída;
  • Elaborar relatórios e pareceres com clareza e precisão, utilizando-se de ferramentas da tecnologia da informática;
  • Identificara legislação que rege a forma e estrutura das demonstrações contábeis e notas explicativas;
  • Observar os preceitos legais sobre a publicação das demonstrações contábeis ;
  • Utilizar instrumentos de planejamento, bem como executar , controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos tributário, financeiro e contábil.
  • Estabelecer metas de desenvolvimento organizacional e adotar as medidas necessárias visando o seu cumprimento.
  • Conhecer os princípios fundamentais da contabilidade, Normas Contábeis brasileiras e Código de Ética Profissional do Contabilista;